Construindo Networking no Linkedin – Parte 3

 

Quando comecei a escrever sobre Networking, tinha o firme propósito de escrever 3 artigos e este seria o último, onde contaria minha trajetória no LinkedIn desde setembro de 2017, mas resolvi contar minha trajetória no artigo "365 dias no LinkedIn" e deveria ser escrito quando minha rede chegasse a 30.000 conexões, limite estabelecido pelo LinkedIn para os mortais, mas nestes 16 meses de continuado aprendizado e presença constante no LinkedIn, com pessoas incríveis, abnegadas, dispostas a compartilhar o melhor de suas vidas, então decidi que vou continuar depois deste, primeiro porque não cheguei ainda as 30.000 conexões e em segundo lugar porque sempre haverá novos conhecimentos para aprender e consequentemente compartilhar.

Nos meus artigos anteriores do Construindo Networking parte 1 e 2, mostrei como comecei no LinkedIn e algumas dificuldades que encontrei na continuada construção da minha rede de contatos, citei 3 pontos que considero importantes, os quais faço um breve resumo - Convidar pessoas interessantes e construir redes plurais. - Ter o aplicativo do LinkedIn no celular. - E ter um perfil completo, porque seu perfil é um cartão de visitas on-line. Muitas pessoas bem-sucedidas no LinkedIn tem dicas ótimas, mas as vezes rotulam certos procedimentos como inadequados ou prejudiciais. Por exemplo, tenho visto algumas recomendações do tipo:

  • Não peça emprego na rede, nem exponha sua vida demonstrando fraqueza e dificuldades, mas o que vejo quando encontro posts deste tipo é uma quantidade de pessoas tentando ajudar, enviando sites de vagas, oferecendo emails de contato ou simplesmente uma palavra de conforto do tipo, "aguente, você consegue".
  • Quando convidar pessoas, envie um texto se apresentando e mostrando porque gostaria de se conectar com está pessoa, entretanto neste último ano construindo minha rede dos mais de quatro mil convites que recebi, apenas dois estavam acompanhados de mensagens, eu aceitei da mesma forma que aceito todos os convites, sem exceção. Dos mais de 20 mil convites que enviei ao longo da minha jornada no LinkedIn, 3 convites enviei com um texto, um deles me aceitou, nos outros dois fui ignorado, na minha experiência, posso garantir que a maioria das pessoas que estão na rede querem se conectar uma as outras, por vários motivos.
  • Construa uma rede de valor, o que significa valor para você? ter muitos contatos de CEO's, ter contatos de influencer, top voices, pessoas da sua área de atuação... Para mim uma rede de valor é ter uma rede plural, com pessoas de todas as áreas e funções, com pessoal experiente com muito conteúdo, mas também menor aprendiz, pessoas buscando o primeiro emprego, pessoas buscando negócios ou apenas contribuindo para o crescimento intelectual da rede, o que realmente interessa é que as pessoas interajam, compartilhem e que se comuniquem com elegância e respeito.

Este último parágrafo é fascinante, porque nos dá margem de ampla discussão. Cada um vai criar seu método de construir sua rede de relacionamentos. As oportunidades no mundo on-line é a mesma para todos os mortais, mesmo pessoas famosas nas mídias televisivas e radiofônicas para construir redes de relacionamento de grande expressão e conquistar seguidores, precisam entregar valor todos os dias, e um dia começaram do Zero.

O LinkedIn, assim como outras redes sociais são verdadeiras vitrines, onde você está sendo visto e avaliado, e muitas vezes sua educação pode valer mais que sua formação, desta forma um simples gesto pode causar uma mudança gigantesca na vida de uma pessoa, portanto lembre-se que a palavra convence, mas é o exemplo que arrasta.

Na minha rede todos são bem-vindos, as atitudes vão determinar quem irão ficar...

Se você gostou do conteúdo deixe seu like ou comentário, vou gostar de interagir com você... e se você quiser saber mais sobre meus artigos de Networking consulte aqui no meu blog ou no meu perfil no Linkedin.

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2019.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5G - Uma mudança de paradigma nas comunicações - Parte 1

A Tecnologia das Ferrovias – Parte 3 – As Locomotivas a Diesel

Descomplicando a Logica Digital - A álgebra booleana