Construindo Networking no Linkedin – Parte 2

 

No artigo anterior, Construindo Networking - Parte 1, comentei que, comecei no LinkedIn colocando pouco a pouco informações do meu perfil e convidei meus amigos e conhecidos, afinal o LinkedIn na época (2008) era uma plataforma digital de currículos e não existia a interatividade que existe hoje, portanto se você é muito novo na rede e está começando, minha recomendação é que "não comece como eu comecei".

Você deve construir sua rede inspirado no desejo de servir, isto mesmo ser um servidor, trazer valores mais elevados aos demais, ser uma pessoa que inspira as outras e fazer a diferença na vida de outras pessoas. O mundo é cheio de surpresas, as vezes atras de um único click, vai estar a oportunidade que irá mudar sua vida para sempre e certamente para melhor.

Ultimamente tenho lido muitos artigos e posts de muita gente boa aqui no LinkedIn, gente que dá dicas incríveis de como construir uma rede de relacionamentos, uma destas pessoas é a Sheila de Oliveira que tem um e-book fantástico "Turbine seu LinkedIn", o qual eu recomendo ler. Outro é o Ricardo Retondaro de Almeida que também tem artigos com dicas excelentes.

No Construindo Networking - Parte 1, eu falei que existem duas coisas que aprendi nos últimos meses, uma delas é que 50% das pessoas que você convidar, não vão fazer parte da sua rede - e daí !! a vida continua. E porque estas pessoas não irão fazer parte da sua rede...por várias razões, o primeiro grupo deles é que, um número elevado de pessoas está em estado de hibernação no LinkedIn, colocaram o perfil, se conectaram a alguns amigos e nunca mais entraram na rede. O segundo grupo são aqueles que você convida e vem uma mensagem - é necessário um e-mail para conectar-se com o Sr. X.., este é o grupo, que só se conectam a número exclusivo de pessoas escolhidas a dedo, para formarem uma rede exclusiva dentro do LinkedIn, felizmente tenho conhecido poucas pessoas com este perfil.

A segunda coisa que eu grifei no Construindo Networking - Parte 1 é que, as pessoas querem se conectar umas as outras por "n" motivos, talvez o mais importante nos dias atuais seja a busca por um emprego, mas enquanto isso você pode aprender muito na rede, pode ensinar também, pode dar uma palavra de esperança, pode compartilhar um perfil e colocá-lo em evidência na sua rede, multiplicando muitas vezes a visualização, pode simplesmente dar um... gostei, pode dar um Feliz aniversário ou Parabéns pelo novo cargo ou emprego. Enfim você pode fazer a diferença no dia de alguém.

Então se você leu até aqui, te convido a fazer Networking desta maneira:

  • Convidando todas as pessoas que você achar interessante, porque toda a conexão é uma oportunidade nova que se abre, e existem estudos que mostram que construir redes plurais, ajudam a promover inovações e desempenho financeiro.
  • Coloque o LinkedIn no seu smartphone, porque oportunidades são como um trem que passa numa determinada estação, não deixe sua janela de oportunidade fechar.
  • O LinkedIn é o seu currículo on-line e seu cartão de visitas, portanto tenha um perfil completo, isso fará com que você seja mais visto na rede, devido aos algoritmos de privilégios para perfis com maior número de informações.

Para concluir este artigo, gostaria de fechar com um comentário que recebi de uma amiga aqui do LinkedIn, Tatyana Azevedo, que resume tudo que eu gostaria de dizer sobre esta Rede. " - Sua experiência relatada no artigo demonstra que o alcance do Linkedin é muito maior que mero repositório de vagas de emprego, as oportunidades são enormes para quem faz network, interage de forma assertiva, cria e mantém relacionamentos."

Boa construção a todos e até o próximo artigo...

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2018.

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5G - Uma mudança de paradigma nas comunicações - Parte 1

A Tecnologia das Ferrovias – Parte 3 – As Locomotivas a Diesel

Descomplicando a Logica Digital - A álgebra booleana