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A Tecnologia das Ferrovias – Parte 3 – As Locomotivas a Diesel

  O Desenvolvimento da tração a diesel nas ferrovias foi lento em comparação com o rápido avanço da locomoção a vapor. Em 1896 uma pequena locomotiva construída pela Hornsby & Sons em Grantham na Inglaterra, foi a primeira a empregar o sistema de bomba de injeção para levar o combustível até a câmara de combustão a uma pressão relativamente baixa, ainda não era a ideia inovadora de Rudolf Diesel que possui todos os créditos do incrível invento. Rudolf Diesel formou-se em engenharia em 1880, começou sua carreira em Paris na construção de uma moderna planta de refrigeração e gelo numa empresa Suíça. Em 1890 mudou-se para Berlim e continuou trabalhando na mesma empresa e nas horas vagas começou a trabalhar primeiro com vapor e desenvolver sua pesquisa sobre a eficiência térmica e a eficiência dos combustíveis. Sua experiencia com uma máquina a vapor, usando vapor de amônia não resultou numa boa experiencia, uva vez que o cabeçote do cilindro de ferro não resistiu a pressão e e...

A Tecnologia das Ferrovias - Parte 2 - Locomotivas a Vapor

 O Fascínio e a Revolução das Locomotivas a Vapor Falando de locomotivas a vapor, estamos nos referindo a uma máquina que literalmente tinha fogo em suas entranhas, ruidosa e pesada, embora confiável, deslizava independente e sem medo. Não é de se estranhar que muitos tenham sido seduzidos pelos seus encantos e pelo poder da locomotiva a vapor. De fato, é uma das poucas máquinas que expressam ao mesmo tempo sentimentos e personalidade. Desde o início, provocou um profundo impacto na imaginação das pessoas: algumas se mostraram hostis, outras aterrorizadas, mas a maioria a considerou como algo positivo, e logo as pessoas atribuíram à locomotiva afetuosos apelidos como “cavalo de ferro” e “maria fumaça”. Em 1804, a máquina a vapor era um fato aceito e conhecido no mundo industrial há quase um século. Alguns pioneiros com inventividade tinham conseguido pilotar barcos com este tipo de motor. Mas no planeta, com exceção de uma ou duas experiências com veículos terrestres, ele sem...

O caminho para Marte, 2030 ou além?

  Os planos para uma primeira missão tripulada ao planeta vermelho na década de 2030 é uma jornada cheia de desafios e oportunidades, e pode transformar ficção em realidade. Desde a década de 1960, quando a humanidade começou a explorar o espaço, Marte tem sido um objetivo ambicioso para cientistas e engenheiros. Com uma atmosfera fina e condições extremas, a missão requer tecnologia avançada e inovação constante. As agências espaciais, incluindo a NASA e a ESA, têm trabalhado incansavelmente no desenvolvimento de naves espaciais e habitats que possam suportar a vida humana. Os rovers enviados a Marte forneceram dados cruciais sobre a geologia e o clima do planeta, ajudando-nos a entender melhor o ambiente marciano. Diferente da Lua, Marte tem atmosfera, embora muito tênue, cerca de 1% da densidade da atmosfera terrestre. Ela exercerá pressões aerodinâmicas na nave, exigindo um desenho de projeto diferente dos sistemas atuais. Marte ainda é um ambiente extremamente inóspito, um...

A Tecnologia das Ferrovias – Parte 1 – Introdução

  Na história da humanidade a invenção do motor a vapor que surge no século 17, e começa a ser utilizado dentro de fábricas movimentando máquinas de tecelagem, mas a ideia de utilizar o vapor começa muito antes no século I, quando Heron de Alexandria cria a primeira máquina a vapor chamada de eolípila, que embora demostra-se um movimento circular nunca teve uma aplicação pratica. Somente no século 17, quando Thomas Savery, um engenheiro militar inglês, cria um motor a vapor que leva o seu nome e foi utilizado em fabricas de tecelagem e começa a primeira revolução industrial. Quase 20 anos depois, já no século 18, Thomas Newcomen projeta uma nova máquina que foi utilizada dentro de minas de carvão, e retira das costas do cavalo a carga de puxar pequenos vagões sobre trilhos de madeira.     Ainda no século 18, em 1769, o primeiro veículo a vapor conhecido pela humanidade foi criado por Joseph Cugnot, um triciclo movido a vapor, que pode ser considerado o primeiro veícul...

2030 - Uma visão da Rede de Telecomunicações do Futuro

Este artigo busca fornecer uma visão da rede global de informações para o ano de 2030 e descreve o que estamos descortinando como os principais impulsionadores. A comunicação no ano 2030 será caracterizada por homens e máquinas que trocam informações de forma simples, confiável, segura e econômica a qualquer hora e local, utilizando os meios de sua escolha, seja voz, imagem, dados ou multimídia. Estudos econômicos recentes quantificam as vantagens previsíveis de tal visão, de forma que se compararmos com estudos feitos em 1991, no alvorecer da telefonia celular onde um estudo de Arthur D. Little, já sugeria que as redes de informação representariam "combustível alternativo", isto é o petróleo do século 21. O estudo já previa que, a teleconferência, a televenda, o teletrabalho e a troca eletrônica de documentos poderiam reduzir em dez a vinte por cento do transporte de passageiros e ainda poderiam eliminar no mundo : - o transporte diário de seis milhões de passageiros; ...

Série Descomplicando as Telecomunicações – O Telefone

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  A História continua.. O mundo já possuía uma extensa rede de telecomunicações com o telégrafo, mas alguns homens obstinados sonhavam em enviar a voz humana para lugares distantes, da mesma forma de como já era realidade com os pontos e traços do telégrafo. Estamos no ano 1847 do século 19, nascia em Edimburgo na Escócia Alexander Graham Bell o inventor do telefone, e faziam 4 anos que Morse tinha demonstrado o telégrafo entre Nova York e Baltimore e já se espalhava pelos Estados Unidos da América e cidades da Europa. Alexander Graham Bell talvez influenciado pelo trabalho de seu pai e avô que eram fonoaudiólogos dedicados ao estudo da fala, e sendo sua mãe e sua mulher deficientes auditivas, dedicou seus estudos a pesquisa de dispositivos para melhorar a condição destes deficientes e possivelmente os estudos destes dispositivos culminou na invenção do telefone. Em 1873 Alexander Graham Bell, então professor de fisiologia vocal e elocução na Universidade de Boston, resolve se ...

Série Descomplicando as Telecomunicações – O Telégrafo

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  Quando comecei a escrever sobre consultoria me dei conta que estava escrevendo para um público da área tecnológica e que muitas pessoas não iriam se interessar pelos assuntos, então pensei e se eu tentasse escrever de forma que qualquer pessoa pudesse se sentir atraída pelo assunto  "telecomunicações"  e continuasse lendo até o final, foi nesse instante que comecei a escrever este primeiro artigo sobre este fantástico mundo, o mundo das telecomunicações, que aproxima cada vez mais os seres humanos tornando a cada dia, nosso planeta uma única aldeia global. Um pouco de história.. Desde a antiguidade os seres humanos tentam se comunicar a distância, foi assim na Grécia antiga através fogueiras em série, os índios australianos e pré-colombianos com os sinais de fumaça, mas desde a época pré-histórica até o século 18, os meios de transporte das mensagens de um ponto a outro não andavam mais rápido que um cavalo, ou de um pombo-correio ou do que um veleiro. Embora já no ...